sábado, 26 de março de 2011

Parineeta


Parineeta - A mulher casada (filme de época)


Bollywood mostra romance na Calcutá dos anos 60 Elenco: 
Saif Ali Khan, Vidya Balan, Raima Sen, Sanjay Dutt, Diya Mirza, Rekha, Sabyasachi Chakravarthy. Gênero: Romance, Drama. 

Filme dirigido por Pradeep Sarkar, e escrito por Vidhu Vinod Chopra e Saratchandra Chatterjee. 
Quarta versão do romance de mesmo nome escrito por Saratchandra Chatterjee, escritor bengali que teve vários de seus livros adaptados para o teatro e para o cinema, entre os quais Devdas (levado às telas em mais de dez diferentes adaptações), Iti Srikanta (Verdadeiramente seu, Srikanta - 2004), Swami (Senhor - 1977), Khushboo (Fragrância - 1975), para citar os mais famosos. A primeira versão de Parineeta foi lançada em 1942, em bengali, dirigida por Pashupati Chatterjee. 


A segunda versão data de 1953, filme em hindi dirigido por Birmal Roy, com a diva Meena Kumari no papel de Lolita, e Ashok Kumar no papel de Shekhar. Depois teve outra adaptação em 1969, dirigida por Ajoy Kar, com áudio em bengali. Essa quarta adaptação concorreu a vários prêmios, sendo indicado ao 51st Annual Filmfare Awards, em várias categorias, entre as quais as de melhor filme de 2005, junto com Black (2005), Bunty Aur Babli (Bunty e Babli - 2005), Page 3 (Página 3 - 2005) e No Entry (Nenhuma Entrada - 2005). 


Ganhou nas categorias de melhor direção de arte e som. No Zee Cine Awards de 2006 ganhou na categoria de melhor figurino.


O filme conta a estória de amor de Shekhar (Saif Ali Khan) e Lolita (Vidya Balan), vizinhos que cresceram juntos e desenvolveram uma relação muito próxima. Mas Shekhar é filho de um rico industrial, Navin Rai (Sabyasachi Chakravarthy), enquanto Lolita é filha adotiva da família vizinha, que deve uma grande quantia de dinheiro ao pai de Shekhar. 
Ele é ambicioso e cobiça a casa em que mora a família de Lolita. Ambos pertencem a classes sociais e castas diferentes. Ambientado na Calcutá dos anos 60, o filme mostra a cultura, a religião e o amor nascendo em meio às tradições arraigadas na sociedade indiana.


Meu comentário: este é um daqueles filmes que tem uma trama muito bem feita, ou seja, por trás o vilão esta agindo, e o filme sofre as reviravoltas da ação do mal.
No fundo Parineeta ou a mulher casada é um filme muito bem feito, mulher casada pois Lolita ( a personagem ) mesmo não casando-se com Shekhar com todos os rituais, ambos se entregam ao amor do coração, e dessa forma se consideram unidos num matrimonio maior, se você ver por este lado, sentira a beleza do filme, mas há os empecilhos e mudanças repentinas em todo o contexto, e como todos nós já sabemos, em filmes assim existe uma coisa em particular, os personagens nem sempre conseguem se comunicar abertamente, e assim o filme ganha vida. 
Muita gente me diz que a falta de comunicação aberta e transparente dos personagens geralmente se dão apenas em filmes, mas isso não é verdade, em nossa vida cotidiana , e tratando-se de relacionamentos, isso é sem dúvida alguma verdade, as pessoas muitas vezes escondem sentimentos, e são dissimuladas, acredite!


Vale a pena assistir

Nenhum comentário:

Postar um comentário